Nas ruas da cidade, procura-se

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Se você tem médico, vacina, uma casa decente para alugar, um cortador de mato, respostas para situações de abandono, um empregado, favor dirija-se às ruas. Nas ruas de Pouso Alegre, procura-se por quase tudo e um pouco do que é procurado você vê aqui:

Quinta-feira, 10/02



 Bairro Belo Horizonte: Dircéia Pires enfrenta o mato para entrar no posto de saúde

 Há meses, segundo os moradores do bairro Belo Horizonte, zona urbana de Pouso Alegre, o posto de saúde funciona em situação precária. Faltam vacinas e sobram ervas daninhas. Os médicos, aos poucos, deixam de fazer atendimentos. O secretário de Saúde, João Batista da Costa, diz que não permitiu melhorias no local, que é de propriedade do município, porque o posto estaria de mudança. A mudança, segundo funcionários e usuários da unidade de saúde, é prometida desde dezembro de 2010. Nesta segunda-feira, 14, comunicou o secretário, o novo posto do bairro Belo Horizonte vai se tornar realidade.

******

Ainda na quinta, 10/02...

Fui escalada na Difusora para verificar a situação da lagoa do bairro Portal do Ipiranga, zona urbana de Pouso Alegre, e me deparei com um lugar cheio de mato, lixo e moradores indignados com a pouca infraestrutura existente. Poucas ruas do bairro são asfaltadas e a quantidade de terrenos baldios é grande.
 Para todos os problemas que os moradores do Portal do Ipiranga enfrentam, eu não tenho a resposta, mas para o do nível da lagoa a resposta veio da seguinte forma: por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Obras Wélinton Pinheiro informou que, provavelmente, a lagoa estava 30 cm abaixo do nível porque um pedaço de madeira sumiu do extravasor, uma espécie de comporta que regula a saída de água. O secretário diz desconhecer como a madeira desapareceu, mas prometeu repô-la ainda na sexta-feira, 11.

******
Terça, 08/02


 Quase um mês depois, buraco na galeria pluvial da av. Dr. João Beraldo começou a ser restaurado

O buraco na galeria pluvial da avenida Doutor João Beraldo, no centro de Pouso Alegre, está aberto desde o dia 15 de janeiro (ver post 26/01 em http://nasruasdacidade.blogspot.com/2011_01_30_archive.html), mas pode ser fechado nos próximos 45 dias. A obra para a revitalização da galeria começou nesta semana.

Mas como nem só de boas notícias as pessoas vivem, o ruim foi ver o saco de lixo colocado no canteiro central da avenida, de frente para a Farmácia Municipal, em um um horário em que o caminhão de coleta não costuma passar...

******

Quarta, 09/02

Futuros médicos: trote para quem passou no vestibular

Na tarde de quarta-feira, estudantes de Medicina da Univás deram uma driblada no trote solidário e levaram os "bichos" para um treino de cobaias. Como já é tradicional, o ponto de iniciação foi a frente da Catedral Metropolitana, com direito a futuros médicos rolando por cima uns dos outros, cantando "belos" funks e uma gentil estudante gritando: "Vocês estão felizes?"

******

Uma história das ruas de mercado

Um colega de trabalho já havia me alertado logo no início da semana para uma situação diferente para empregadores de Pouso Alegre: a dificuldade de se encontrar empregados. No final da semana, fui escalada pela Eptv a encontrar cartazes pela cidade com anúncios de emprego. Não foi tarefa difícil. A cada esquina, um pequeno cartaz informava a oportunidade de trabalho à espera.

Em uma das lojas, a auxiliar do setor administrativo me contou: "Depois que passamos a afixar o banner, a procura por vagas aumentou. Antes, quando anunciávamos em jornal ou rádio não recebíamos tantos currículos. A maior parte das funcionárias chegou aqui assim." A conversa foi informal- eu colhia dados para uma pré-pauta-, mas o que eu vi e ouvi pelas ruas do centro de Pouso Alegre me deu a dimensão do que os empresários chamam de mudança dos tempos... ;)

Comments

6 Comments

RSS
Anônimo disse...

Parabens pelo texto. Só gostaria de confirmar um detalhe, essas fotos e relatos são mesmo de Pouso Alegre, o centro econômico, o umbigo do sul de Minas que os políticos tanto citam em seus "lindos" discursos? Welington Silva

Eduardo Fortes disse...

Daniela, parabéns pelo trabalho!

Precisamos de mais gente retratando questões de nossa cidade que devem ser levadas a conhecimento de toda a população!

Abraços

Eduardo Fortes

Anônimo disse...

Daniela, parabéns! Fico feliz em saber que existe alguém que ainda se preocupa,ama Pouso Alegre e também as pessoas que nela vivem, mostrando para todos o que é que realmente os nossos representantes fazem por nós. Nada!!!E ainda tem gente que acredita neles! Abraço! Luz

Unknown disse...

Olá, quanto ao posto de saúde do bairro Belo Horizonte, esclareço que o mesmo já foi transferido para uma casa próxima a fim de propiciar mais segurança e respeito aos que o procuram, o posto antigo será demolido e em seu lugar um novo posto será construído.

A avenida João Beraldo possui uma galeria de água pluvial e um córrego que passa sob ela, esta obra já tem mais de 50 anos e é feita de tijolos (muito antiga) e não resiste ao peso dos ônibus e caminhões modernos, por isto ela cedeu. As novas manilhas de diâmetro bem elevado, levaram algum tempo para serem confeccionadas e levadas ao local. Estudos de engenharia foram feitos e a empresa contratada para o reparo já esta dando inicio as obras.

No que diz respeito ao lixo colocado no canteiro central informo que a coleta do lixo naquela região é programada para após as 18 horas, e que a coleta é porta a porta e não canteiro central a canteiro central, se passarmos nesta avenida as 15 horas podermos contar mais de 800 sacos de lixo colocados no canteiro central pelos comerciantes e pela população da rua. Temos que aprender a colocar o lixo para fora de casa no horário combinado, e não antes da hora. SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS PELA GERAÇÃO E DESTINO DO LIXO. - Carlos Henrique - Secretário de Planejamento

Carlos disse...

O COMENTÁRIO ENVIADO POR CONSUELO, MINHA ESPOSA, NA REALIDADE É MEU CARLOS HENRIQUE - SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO - USEI O COMPUTADOR DELA PARA PUBLICAR E NÃO DESATIVEI O LOGIN DELA.

Daniela Ayres disse...

Welington, Eduardo, Anônimo e secretário de Planejamento de Pouso Alegre, Carlos Henrique, agradeço por exporem seus posicionamentos aqui no blog! ;)

Arquivo