A beleza que acompanha as ruas

domingo, 27 de março de 2011

 Olá! No post desta semana, mais uma edição da coluna Espaços Públicos para o lazer. Bom passeio ;)

******



 No último sábado, 26, resolvi fazer uma caminhada logo pela manhã. Não. Não é essa caminhada da moda, com tempo e itinerário certos. É mais à minha moda mesmo rs - eu, eu mesma e Deus - para qualquer lugar mais seguro do que perto de mim... Mas o que quero compartilhar com você é como as ruas, dessa vez num sentido metafórico, conseguem nos surpreender sempre. E não é que meus pezinhos me levaram para um dos poucos pontos de lazer de Pouso Alegre? Lazer natural, digo, porque de barzinhos e restaurantes a cidade está lotada. ;)

 De rua em rua, eu parei à beira do asfalto e me deparei com uma placa indicando o caminho para o Parque Zoobotânico, agora simplesmente um parque porque os animais foram quase todos retirados de lá - sobrou um leão, que estava dormindo na hora em que eu visitei sua jaula.

 De qualquer forma, pude contemplar a beleza do lugar, que, sim, visivelmente, sofre com a falta de manutenção. Os bancos no entorno do lago estão trincados e parcialmente corroídos, há entulhos em vários pontos e poucos locais preparados para receber as pessoas. Há também situações, no mínimo, inusitadas acontecendo por lá. 

 Sábado, não pude visitar o lado do parque onde há uma ponte porque um grupo de rapazes, todos com roupas de guerrilha, conseguiram autorização para brincar de paintball (é isso mesmo, eles saem atirando uns nos outros com munição de tinta). Penso que os visitantes tinham que receber um aviso sobre o empréstimo de local público para atividades privadas. Faixas de contenção não são o suficiente (pois é, não tentem fazer isso em casa, eu furei o "bloqueio" e fui informada do risco de virar uma aquarela...).

No mais, um local perfeito, cheio de passarinhos, borboletinhas e coisas bem pequeninas... como a gente mesmo diante da vida. ;)







Comments

4 Comments

RSS
Anônimo disse...

Dani, a natureza agradece a sua doce lembrança de que ela está aí e de graça para que as pessoinhas que amam o que é belo. Espero que as pessoas procurem lugar como este para se sentirem em paz com o mundo. Parabéns. abraço.

Unknown disse...

Que fotos lindas! Espero que os gestores públicos possam também se encantar com tanta beleza que brota da natureza do nosso horto florestal. Como pode ser tão mal cuidado? como pode ser tão abandonado? como pode nosso único espaço público verde ser tão mal tratado? não tem cuidados mínimos de limpeza e conservação, além claro do abandono dos poucos e enferrujados brinquedos.
Gente, precisamos termos mais atenção para com os espaços públicos de lazer. Porque não temos espaços para uma boa caminhada ou ciclovias para nossa amiga Dani desfilar com sua bike? não é caro e empresas privadas teria prazer em patrocinar esse tipo de investimento.
Quem sabe Dani, que de crítica em crítica, de artigo em artigo, de depoimento a depoimento, de desabafo a desabafo as coisas melhorem para que nossos filhos possam ter uma cidade melhor para viver.
Um abraço e parabéns pelo blog.

Helio Da Van disse...

Que texto maravilhoso,e que dom de poucos...Contemplar a beleza sem esquecer do olhar crítico.Parabéns de vêrrrdade Daniela

CICLOSULMINAS disse...

É um dos belos lugares de Pouso Alegre, que precisa ser melhor cuidado e preservado. A beleza e a paz são inigualáveis alí, mas guerrinha de paintball é sacanagem, tem uma área imensa lá pra cima onde pode ser praticado o esporte sem prejuízo da visitação.
É precisa administrar melhor essa bela região de nossa cidade.
Parabéns pelo texto, pelas fotos e por sua sensibilidade,

Abração

Arquivo